TIÊ SANGUE

NOME CIENTÍFICO:

Ramphocelus bresilius (Linnaeus, 1766)

DA FAMÍLIA:

Thraupidae Cabanis, 1847

NOME EM INGLÊS:

Brazilian Tanager

SOBRE:

Ave símbolo da Mata Atlântica e uma das mais espetaculares do mundo, o tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), também conhecido como sangue-de-boi, tiê-fogo, chau-baêta e tapiranga, é uma ave sul-americana passeriforme da família Thraupidae, reconhecida pela beleza de sua plumagem vermelha.

Mede entre 18 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 27,9 e 35,5 gramas. (Hilty, 2016).
A plumagem do macho é de um vermelho-vivo, que deu origem ao nome. Parte das asas e da cauda são pretas. A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo a plumagem da fêmea menos vistosa, de cor parda nas partes superiores e marrom-avermelhada nas inferiores.

PARA SUA SOBREVIVÊNCIA
DEPENDE DA PRESERVAÇÃO

DA MATA ATLÂNTICA

ALIMENTA-SE:

O Tiê-sangue é frugívoro, tendo predileção pelos frutos da Embaúba. Como as árvores do gênero Cecropia são bastante comuns em áreas em recuperação, bem como em locais próximos a cursos ou reservas de água. Alimenta-se também de insetos e vermes.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

ENCONTRAMOS:

Encontrado exclusivamente no Brasil, da Paraíba a Santa Catarina. Varia de incomum a localmente comum em capoeiras baixas, bordas de florestas, restingas e plantações, às vezes também em parques e praças de cidades. Pela ampla área de distribuição e quantidade de indivíduos registrados, essa espécie é considerada como Pouco Preocupante (LC) de extinção na natureza.

VEJA MAIS

PRECISAMOS
PRESERVAR !