ALMA DE GATO

NOME CIENTÍFICO:

Piaya cayana (Linnaeus, 1766)

DA FAMÍLIA:

Cuculidae (Leach, 1820)

NOME EM INGLÊS:

Squirrel Cuckoo

SOBRE:

Apresenta plumagem ferrugínea nas partes superiores, peito acinzentado, ventre escuro, cauda longa, escura e com as pontas das retrizes claras, bico amarelo e íris vermelha.

Seu nome em inglês, “squirrel cuckoo”, literalmente traduzido como “cuco-esquilo”, expressa muito bem o comportamento desta ave, que lembra muito os esquilos pelo modo como pula entre as ramagens com sua longa cauda. Já seus dois nomes mais comuns em português, chincoã e alma-de-gato, referem-se respectivamente à sua vocalização e ao seu modo sorrateiro, até mesmo um tanto misterioso. Costuma imitar o chamado de alerta ou perigo de algumas aves como o bem-te-vi .

Sua cauda excepcionalmente grande a torna inconfundível.

PARA SUA SOBREVIVÊNCIA
DEPENDE DA PRESERVAÇÃO

DA MATA ATLÂNTICA

ALIMENTA-SE:

Alimenta-se basicamente de insetos, principalmente lagartas, que captura ao examinar as folhas, inclusive em suas partes inferiores. É curioso notar que come até mesmo lagartas com espinhos aparentemente venenosos. Também consome frutinhas, ovos de outras aves, motivo pelo qual é muitas vezes afugentado por suiriris e outras espécies que estejam com ovos e filhotes. Também caça lagartixas e pererecas.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

ENCONTRAMOS:

Ocorre em todo o Brasil e tem uma vasta distribuição na América Latina.

VEJA MAIS

PRECISAMOS
PRESERVAR !