SAÍRA SETE CORES

NOME CIENTÍFICO:

Tangara seledon (Statius Muller, 1776)

DA FAMÍLIA:

Thraupidae (Cabanis, 1847)

NOME EM INGLÊS:

Green-headed Tanager

SOBRE:

Pode ser encontrada em todos os estratos da floresta atlântica e nas matas baixas do litoral, onde é muito frequente. Esta espécie pode ser visto aos pares ou em pequenos grupos, às vezes com até 20 aves.

Mede cerca de 13,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 18 gramas.
O macho adulto apresenta plumagem complexa e brilhante. Cabeça, nuca e queixo são de coloração turquesa. Uma banda larga verde-amarelo pálido atravessa a nuca e o manto superior, e estende-se em torno dos lados do pescoço para até a garganta. Os ombros são negros e as coberteiras primárias azul violeta.

Também conhecida como saíra-de-bando e saí-de-sete-cores (Descourtilz).

PARA SUA SOBREVIVÊNCIA
DEPENDE DA PRESERVAÇÃO

DA MATA ATLÂNTICA

ALIMENTA-SE:

Frugívoro, aprecia os frutos de palmeiras, goiaba, mamão, ameixa e caju e também de frutos silvestres como frutos de Urtica e Hamelia além de bagas de bromélias. Alimenta-se também de insetos. Costuma frequentar comedouros com frutas.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

ENCONTRAMOS:

Esta espécie é encontrada a partir de terras baixas com menos de 900 metros, mas eles são mais frequentemente visto em baixa altitude. É uma espécie bastante comum no sudeste brasileiro. Ocorre da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, também ocorre no sudeste do Paraguai e no nordeste da Argentina.

VEJA MAIS

PRECISAMOS
PRESERVAR !